Entrevista a Elsa Ribeiro Gonçalves Autora do Livro Singularidades de Uma Mulher de 40

Conhece a Autora do Livro Singularidades de Uma Mulher de 40

Singularidades de Uma mulher de 40 é um livro, brilhantemente bem escrito pela Jornalista Elsa Ribeiro Gonçalves, que relata a história de uma mulher comum, que decide mudar a sua vida.

E nesta entrevista em que a Elsa Ribeiro Gonçalves, aceitou prontamente o meu convite, tive o privilégio de a conhecer e de conhecer a sua história de vida e de superação.

É uma mulher que um dia decidiu ser jornalista, contra tudo e todos e nunca mais deixou de sonhar e de querer realizar os seus sonhos.

Vamos Então Conhecer as Singularidades da Elsa Ribeiro Gonçalves.

Resumo Inicial da Entrevista:

Eu: – Elsa antes de falarmos do teu livro, conta-nos um bocadinho do teu percurso de vida, para saberemos quem tu és e aonde moras, conta-nos um bocadinho do que é que fazeres. Conta-me lá um bocadinho do teu percurso.

Elsa: – Em primeiro lugar queria volta a agradecer o convite, é uma honra  para mim, estar a ser convidada pela Ju Faria.

Eu: – Pois, porque ela é que está habituada a fazer as entrevistas e não a ser ela a entrevistada.

Elsa: – Estou habituada a ser eu a fazer as entrevistas, mas também temos de sair da nossa zona de conforto e nunca digo que não a um desafio. Ontem vi o teu vídeo, que é bastante inspirador. Mostra bem que as vezes para chegarmos ao topo, temos que passar pelo fundo. temos uma história parecida eu revi-me muito no que falaste.

Fazendo uma apresentação de mim…como é que me posso descrever: Sou uma mulher feliz, sou uma mulher feliz hoje, nem sempre foi assim. Moro em Tomar aonde trabalho, onde tenho a minha família, onde sou jornalista. Trabalho no jornal Cidade de Tomar, um semanário com 83 anos, É muito interessante, eu gosto muito do meu trabalho e eu nasci numa família de fracos recursos, nunca escondi as minhas origens, nunca escondi de onde vim. Amo os meus pais muitos, sei que tudo o que me aconteceu foi importante para ser a pessoa que sou hoje. E então o que eu senti é que desde muito cedo que sempre quis mais, sempre achei que a vida tinha de ser mais do que aquilo que eu via e não conseguia perceber porquê. Nunca me identifiquei muito com a minha família nuclear, porque para além de se ruma família de fracos recursos económicos , também não tinham muito ambição,… em pequena sonhava muito em viagens, queria viajar, conhecer sítios diferentes, culturas diferentes, apesar de á minha volta não haver nada, ninguém que o fizesse na minha família, mas eu sempre tive essa necessidade  de conhecer novas culturas, e sempre decidi muito cedo que eu tinha de fazer isso, e também tive a felicidade de descobrir muito cedo que eu queria ser jornalista, com 10/12 já sabia o que é que queria.

Apesar de ninguém acreditar no meu sonho a não ser eu. Os meus pais tinham um café e eu entrevistava os clientes e tirava-lhes fotografias e coloca aquilo numa folha há4, portanto eu já era jornalista. Entretanto com todas as dificuldades que é para quem vem do zero, eu consegui o objectivo de conseguir de ir para Lisboa, tirar o meu curso de jornalismo, já com 20 anos, porque não consegui antes a media de entrada e tive também de arranjar uma estratégia para conseguir ir e posso dizer que aos 20 anos fui sozinha para Lisboa só com uma mão cheia de sonhos.

Ninguém me apoiou, a minha mãe achava que estudar era para ricos e lembro-me que lhe respondi: – se tiver de ir lavar escadas vou. Mas não foi preciso ir lavar escada, porque pedi uma bolsa de estudo, pedi alojamento para estudantes gratuito…

Estudava de manha e arranjei um emprego em part-time á tarde, morei numas águas furtadas ali no Arieiro que era mais barato que eu encontrei. Lembro-me que não podia ir com os meus amigos almoçar com eles. mas não faz mal.

Já estava lá, já estava mais perto do meu sonho e todas dificuldades que eu passei, tudo aquilo que eu consegui, a pulso. Agarrar-me á minha fé ao meu sonho, fez com que me torna-se numa pessoa com uma força interior que eu própria desconhecia….

Consegui acabar o curso, não consegui trabalho no jornalismo, consegui trabalho na função publica, fui trabalhar para uma escola…a dar aulas, no fundo a dar apoio a trabalhar na comunicação, só até ao momento que consegui entrar para o jornalismo, que aconteceu três anos depois. Foram três anos a lutar, já tenho o curso, agora falta o emprego e assim foi.

O que aconteceu depois foi que arranjei emprego, casei e tive uma filha. Amo muito a minha família, mas entrei num estado de “ormose”. Ok! Tens tudo, o emprego, tens a família, o carro e o resto?

Então, o que me aconteceu, ali perto dos 40, foi, e isso veio através da dor e a dor foi minha amiga e avisou-me: espera tu estás a viver a felicidade que os outros construíram para ti. Porquê? Porque eu não tinha as minhas viagens. Aquelas com que eu sonhava em criança. Arrumei esse sonho, numa gaveta e acabei por ficar doente. Em 2016 passei por um processo, com bastantes complicações a nível de saúde física e também emocional.

Porque não estava feliz e não sabia porquê. Mas foi o meu corpo a dar-me os sinais de que alguma cosa teria de mudar. Um dia sai do hospital e fui a farmácia levantar os medicamentos e tive uma clarividência, se tenho dinheiro para ir a farmácia, também tenho dinheiro para ir viajar…

 

Se queres saber mais sobre as Singularidades da Elsa, vê a entrevista na integra.

A Elsa tem anida muita coisa para te contar e ensinar e fala também sobre o livro que já está a venda na fnac.

Que se chama “Singularidades de Uma Mulher de 40”. Este livro foi um presente da Elsa para mim. (gratidão).

Adorei o livro! É uma história de uma mulher com uma vida comum, mas é exatamente esse o problema dela.

Ela tem uma vida, que não quer mais e começa a mudar e… Vai a uma loja fnac e compra-o.

Se gostaste da entrevista, deixa um comentário e partilha.

Muito grata por estares aqui!

Ju Faria

Ps: Oferta de ebook

 

 

O conteúdo Entrevista a Elsa Ribeiro Gonçalves Autora do Livro Singularidades de Uma Mulher de 40 aparece primeiro em Ju Faria – Consultora de Marketing Digital & Business Coach.