Dicas para um Plano de Ação de Sucesso

Dicas para um Plano de Ação de Sucesso

Ora bem, se estás a pensar num plano de ação é porque desejas algo e decidiste ir em frente de forma a conquistares o que desejas.

E aqui deverás ser muito específico relativamente ao que desejas atingir.

Nunca te esqueças que um plano de acção deve ser o mais detalhado possível e usado como um instrumento diário de forma a controlar as ações que nos propomos fazer e que fazem parte da nossa lista de actividades.

Digamos que serve para monitorizar e avaliar a implementação das nossas acções e, se for o caso, fazer os ajustamentos que acharmos necessários.

Se já te encontras nesta fase, sugiro-te que definas o teu plano de acção seguindo estas três fases:

1ª Fase:

  • Define muito bem o teu objectivo de forma a que o mesmo seja específico, mensurável, atingível e definido no tempo.

Por exemplo, alguém que diz apenas que deseja perder peso, não irá conseguir definir um plano de acção se não definir o seu objectivo segundo a linha de raciocínio anterior.

Mas se disser que deseja “perder 5kg em 3 meses, correndo 1 hora, 3x por semana”, já consegue elaborar um plano de ação de acordo com o que realmente deseja atingir. E aqui o objectivo passa a ser específico, mensurável, atingível e definido no tempo.

A seguir descreve a forma como te vais sentir após concretizares o teu objectivo. A parte emocional é muito importante e está directamente ligada aos nossos pensamentos e crenças. Ao reforçares os teus pensamentos e emoçoes, irás agir de forma agir de forma diferente.

Já definiste o teu objectivo desta maneira?

Sim? Óptimo, então vamos seguir em frente.

2ª Fase:

Nesta 2ª fase, deverás focar-te nas actividades a realizar. Mas para isso deverás ter em conta o seguinte:

  • Fazeres a lista das actividades a realizar
  • Subdividires as actividades em tarefas
    • Exemplo: Se uma das tuas actividades é escreveres um livro, poderás definir quantos parágrafos terás que escrever por dia de forma a teres o teu livro pronto na data que definiste inicialmente.
  • Estimulares o início, a duração e a conclusão das tarefas (conforme estabeleceste no teu objectivo)
  • Definires as tuas capacidades e os recursos externos (por exemplo: obteres novos conhecimentos) que necessitas para avançar com o teu objectivo.
  • Definires a tua estratégia.
  • Definires quem poderão vir a ser os teus aliados.

3ª Fase:

  • O teu objectivo tem que depender só de ti, estar de acordo com os teus valores e identidade própria.

Por isso, nunca poderás definir um objectivo para outra pessoa ou desejar ganhar o €uromilhões (embora, devo confessar que era muito bem-vindo 😊 …).

Depois de definires o teu objectivo, tendo em conta estas 3 fases, é hora de colocar tudo em prática ou, dizendo de outra maneira, é hora de partir para a ação.

Assim que começas agir e começas a trabalhar no teu objectivo de alma e coração, ganhas um novo animo e, muitas vezes, é tudo o que precisamos para nos colocarmos novamente em ação e conquistar um novo desafio.

Fala comigo no messenger.
Vou adorar saber o que fazer e o que te falta para dares aquele passo em frente e elevares o teu negócio e a tua vida até ao próximo nível.

Subscreve Para Receberes Conteúdos Fantásticos no Teu Email

Se gostaste deste artigo, tenho a certeza que também vais gostar destes:

 

O conteúdo Dicas para um Plano de Ação de Sucesso aparece primeiro em Monica N Vicente.