Educação VINTAGE?… Ou Educação Independente?

EDUCAÇÃO VINTAGE?… OU EDUCAÇÃO INDEPENDENTE?

  • “O SISTEMA EDUCATIVO NÃO ME DÁ MAIS, POR ISSO TENHO QUE ME ACOMODAR APENAS COM O QUE ME DÃO…”

Há poucos dias atrás, encontrei uma amiga que já não via há muito tempo e, como tal, resolvemos tomar um café numa esplanada e apanhar um pouco de sol… para dizer a verdade, não tomei só um café… acrescentei um pastel de Nata com canela que, por sinal, até estava bem bom 😋

Ela estava empolgadíssima com o seu novo curso de Gestão que estava a tirar do IEFP e os seus olhos brilhavam de tanta excitação e contentamento.

– “Agora é que é”, disse-me ela, “quando acabar a curso, vou ser empreendedora e trabalhar para mim”...

Eu fiquei super contente, afinal de contas eu defendo a 1000% o empreendedorismo… e, no meio da conversa, perguntei: “que tipo de matérias estás a aprender?” – como também sou Licenciada em Gestão, fiquei super curiosa sobre o desenvolvimento das matérias dadas, desde que terminei o meu curso em 1996.

Quando ela me começou a descrever as matérias ia-me caindo tudo… ela continuava a sorrir… eu comecei a ficar séria… não por não estar contente por ela, mas pela preocupação que comecei a sentir, pois eram exactamente as mesmas matérias que tinha dado entre 91 e 96…

“E marketing digital? O que já aprendeste?”, perguntei eu.
“Nada”, respondeu ela.
“Mas isso não pode ser“, disse eu, “tens que te actualizar, não podes só ficar com a informação do passado. O mundo mudou!”
“Que posso eu fazer?“, respondeu-me ela, “o sistema educativo não me dá mais, por isso tenho que me aguentar apenas com o que me dão…”

Nessa altura, tinha um misto de sentimentos que variava entre preocupação e irritação com o sistema educativo… e com ela (tenho que admitir)… até o raio do Pastel de Nata, já andava ás voltas…”

Vamos lá ver, o mundo mudou, a tecnologia muda a cada instante, e o ensino continua o mesmo como se nada tivesse acontecido? E as pessoas “acomodam-se”?

Educação VINTAGE?... Ou Educação Independente?

Vivemos numa era em que 6 dígitos e mesmos 7 dígitos em rendimentos são concretizados por empreendedores que usam simplesmente um computador e a Internet.

Não acreditam? Então, respondam a esta pergunta?
– O Facebook foi criado por quem?
– O Youtube?
– etc…

Milhares de pessoas já conseguiram alavancar os seus negócios através da aprendizagem de novas capacidades tecnológicas, trabalho árduo e ferramentas de software que estão ao alcance de qualquer um que se disponha a aprender.

Outros tantos já conseguiram largar os seus empregos das 9h-6h para desenvolverem o seu modelo de negócio a full-time, que tinham começado anteriormente em part-time.

Durante o tempo que vivi na Escócia, comecei a aperceber-me que havia um mundo paralelo, onde a maior parte dos empreendedores mais bem sucedidos no mundo de hoje, rodavam os 30 anos e só tinham um telefone, um tablet e um computador, como ferramentas de trabalho… e mais nada…

O que senti, quando lá vivi, é que se vive numa espécie de empreendedorismo viral com a tecnologia e as ferramentas atuais.

Não era isto que deviam ensinar nas nossas escolas e universidades? Dar a conhecer aos nossos alunos que o mundo do empreendedorismo mudou?

Se ainda não começas-te a ponderar tudo isto, se procuras ser um empreendedor de sucesso, a melhor altura para teres começado a usar a internet, era há 7 anos atrás… mas a segunda melhor altura para começares, é mesmo hoje!

Cada dia que deixares passar, é um dia a menos na vida do teu negócio!

E, por favor, não te acomodes!!!

Se os outros conseguem, tu também consegues.

Fala comigo no messenger.
Vou adorar saber o que fazer e o que te falta para dares aquele passo em frente e elevares o teu negócio e a tua vida até ao próximo nível.

Se gostaste deste artigo tenho a certeza que também vais gostar destes:

 

Subscreve Para Receberes Conteúdos Fantásticos no Teu Email

O conteúdo Educação VINTAGE?… Ou Educação Independente? aparece primeiro em Monica N Vicente.