Os 7 Maiores Desafios que os Novos Empreendedores Enfrentam

Os 7 Maiores Desafios que os Novos Empreendedores Enfrentam

Desafios! Pois é, aqui está um tópico que, desde a altura em que trabalhei na Indústria Financeira, vi acontecer todos dias.

E não dava para disfarçar. Estes desafios, estavam presentes em todos aqueles que decidiam, ou pensavam decidir, iniciar uma carreira no mundo do empreendedorismo.

Na altura, não pensava muito nestes desafios. Embora o empreendedorismo fosse um sonho de infância, ainda não me tinha decidido seriamente a fazê-lo e, como tal, não dei muita atenção a este assunto.

Só anos mais tarde, quando iniciei a minha jornada, é que percebi, na prática, o quanto é necessário estar preparado para iniciar uma jornada empreendedora.

E foi assim que surgiu a ideia deste artigo. Como eu desejo que estejas bem preparado/a, vou dar-te a conhecer alguns dos maiores desafios que, qualquer pessoa empreendedora enfrenta, independentemente de estar a começar agora ou não.

Todos os empreendedores experientes têm que lidar com isso. Sim! Todos mesmo! Este não é um tópico que atinge apenas os menos experientes. Nada disso! E todos nós estamos sujeitos a estes desafios, não importa há quanto tempo estejamos a exercer o nosso negócio.

Por exemplo, tentar estabelecer uma marca, ajustarmo-nos para igualarmos ou superarmos a concorrência e manter qualquer negócio lucrativo, é um desafio, por si só.

Mas para aqueles que neste momento, estão a começar, ou seja, para os novos e jovens empreendedores, há alguns desafios únicos que são especialmente difíceis de superar.

Se estás a entrar no jogo ou a pensar em te tornares um empreendedor, é de extrema importância que estejas preparado para esses oito obstáculos significativos.

Caso contrário, podia-se dar o caso de te desmotivares facilmente e, se assim fosse, a tua carreira de empreendedor podia estar comprometida. O que não seria nada bom… até porque, a carreira de empreendedor é mesmo, muito, muito fascinante.

Como eu não quero que isso aconteça, vou deixar-te aqui com algumas dicas dos desafios que vais encontrar pelo caminho.

  1. ABANDONAR OUTRA CARREIRA

Eu sei que não vais gostar de ouvir isto (ou se calhar até vais), mas se te vais dedicar a começar e estimular um negócio para o sucesso, será quase impossível gerir simultaneamente outra carreira.

Eu sei que muitas vezes ouves o contrário, acerca deste desafio, mas repara: tu até podes gerir muito bem a “infância” do teu novo projeto, lado a lado com a tua carreira atual, durante a semana e os fins de semana, mas se quiseres que o teu novo projeto tenha uma hipótese significativa de crescer, invariavelmente terás que abandonar a tua outra carreira, ou então, poderás sempre arranjar alguém que te possa substituir (caso a tua carreira atual também seja um projeto teu).

Sim, eu sei! Afastares-te de uma carreira atual, que até pode ser muito promissora, para abraçares algo imprevisível, é simplesmente assustador – especialmente se nunca administraste nenhum um negócio anterior.

Mas infelizmente, não há nenhuma maneira fácil de resolver isso, nem nenhuma magia associada.

Eu ainda me lembro quando abandonei a minha carreira na Indústria Financeira. Já lá trabalhava há cerca de 15 anos e, posso adiantar-te, que deixei bons amigos e antigos colegas com quem adorava estar, mas tinha que decidir o que queria, o que queria fazer e onde queria chegar.

O que mais me ajudou, neste processo, foi saber exatamente o “porquê” de estar a tomar esta decisão. Eu queria ser livre, dona do meu tempo, dar uma melhor vida à minha família e, de forma alguma, queria que a minha carreira estivesse à mercê da boa vontade de terceiros. E tudo isto, manteve-me fiel ao meu propósito, ao meu sonho.

Então, quando pensares dar este passo, a melhor forma de o fazer, quando iniciares a tua jornada, é pensares na tua decisão de maneira lógica, analisando o teu “porquê”, o teu “quê” e o teu “como” – depois, descobre os aliados necessários para iniciares e desenvolveres o teu projeto.

  1. FINANCIAMENTO

Nesta parte e, tendo em conta toda a minha experiencia financeira, posso garantir-te que, regra geral, os empreendedores mais experientes têm algumas vantagens sobre os recém-chegados.

Porquê? Tem um historial financeiro, podem ter também algum pool de capital de um negócio que possam ter vendido anteriormente ou um fluxo constante de receita que podem usar para financiar o fluxo de caixa de um novo negócio.

Agora, poderás estar a pensar: “mas alguns recém-chegados, também podem ter acesso ao capital necessário”. Sim, é verdade. Alguns! Aqui podemos dizer que a “exceção confirma a regra” … pois, é maior o número daqueles que não têm do que aqueles que têm.

No entanto, há sempre soluções!

Aqui, novamente, o importante é nunca perderes o teu “porquê” e, depois, a tua “intenção”, ou seja, o teu “quê”. A partir daqui deverás focar-te nas tuas tarefas, uma a uma, até chegares aos resultados que desejas e mereces.

  1. TEAMBUILDING

Este é, provavelmente, um dos desafios mais difíceis, ou talvez, aquele a que só é dado importância quando pensamos que necessitamos dela.

No entanto, é um dos desafios mais significativos e é aqui que temos que, na minha opinião, juntar todas as nossas competências, e aprender a ser gestores, consultores, mentores e coachs.

Lembra-te que uma EQUIPA UNIDA é aquela que vai mais longe, pois trabalha com as melhores competências de cada um dos elementos.

  1. SER VISIONÁRIO

Este desafio conta com a tua criatividade.

Como fundador do teu projeto, espera-se que tenhas ideias para quando um concorrente surgir no teu caminho, será da tua responsabilidade apresentares um plano de resposta; quando a tua equipa atingir um obstáculo impenetrável, o teu trabalho será apresentar um plano alternativo para seguir em frente.

Sim, isto exige um pensamento criativo. No entanto, isto exige treino e experiencia. Uma das coisas que fiz, quando senti esta dificuldade e quando estava numa altura em que parecia que todas as ideias criativas tinham ido de férias, contratei um Mentor, com o intuito de me ajudar nesse processo.

E foi isso que aconteceu. Há medida que o tempo ia passando e eu ouvia-o a dar ideias, cado uma delas cada vez mais criativa, comecei eu também a desenvolver esse dote.

Hoje sou eu que ajudo outras pessoas a desenvolverem essa prática. O que me deixa muito feliz e realizada.

Então, se estás na fase deste desafio, faz isso. Contrata um Mentor.

  1. LIDAR COM O DESCONHECIDO

Aposto que algumas das seguintes questões já te passaram pela cabeça. E não faz mal. Acredita que não és o único. Eu própria tive alturas em que me moia com estas dúvidas, depois percebi que, as mesmas, não eram mais do que desafios que tinha que superar. E assim, o fiz!

Algumas das “dúvidas”, ou dos desafios (como lhes prefiro chamar) que me estava a referir, são perguntas como:

– Será que o meu negócio vai conseguir sobreviver por muitos anos?

– Quão lucrativo poderá vir a ser?

– Os clientes irão gostar do meu produto?

– Vou ser capaz de tirar um salário fixo?

Agora, quero que saibas que nenhuma dessas perguntas tem uma resposta sólida e confiável, mesmo em startups baseadas em grandes ideias com todos os recursos que elas teoricamente precisariam.

Eu sei que este fator desconhecido significa que muitos dos teus planos de longo prazo permanecerão em fluxo à medida que novos desenvolvimentos possam surgir.

Lidar com essa volatilidade é uma das partes mais difíceis de emergir como um novo empreendedor.

Como é que eu conseguir lidar com todas estas dúvidas? Admito que não foi fácil, mas fui lidando com elas uma-a-uma… “uma coisa de cada vez”, como dizia um dos meus mentores.

  1. SOLIDÃO

É um desafio raramente mencionado de empreendedorismo, e muitos novos empresários não estão preparados para isso até que isso aconteça.

Ser um empreendedor é ser, muitas vezes, solitário. É uma posição singular, onde não terás colegas de equipa para confiar algumas das tarefas.

Por isso, é deveras importante que nunca coloques de lado a tua vida social. Mas, o melhor de tudo, é conseguires fazer parte de um PEER GROUP onde poderás compartilhar os teus sucessos e pedir opiniões e, muitas vezes, conselhos (porque não?!).

  1. Tomada de decisão

Acredite ou não, este é provavelmente o desafio mais stressante nesta lista.

Todos os novos empreendedores são forçados a tomar centenas de decisões por dia, desde grandes decisões até pequenas decisões que afetam o dia-a-dia.  E, por isso, este é um desafio que gera uma fadiga, muitas vezes, desmotivadora.

No entanto, se conseguires superar todos estes grandes desafios, estarás no caminho certo para te estabeleceres como empreendedor.

E, se outros já conseguiram ultrapassá-los, tu também consegues. Não tenho dúvida alguma.

Com o passar dos anos, outros novos desafios vão surgir, para tomar do lugar dos primeiros. E é normal que assim seja, mas nessa altura já estarás preparado/a para lidar com os mais voláteis e impactantes primeiros meses – e isto coloca-te muito à frente da concorrência.

Fala comigo no messenger.
Vou adorar saber o que fazer e o que te falta para dares aquele passo em frente e elevares o teu negócio e a tua vida até ao próximo nível.

Subscreve Para Receberes Conteúdos Fantásticos no Teu Email

 

O conteúdo Os 7 Maiores Desafios que os Novos Empreendedores Enfrentam aparece primeiro em Monica N Vicente.