Que Mudança é esta que está a acontecer no nosso Mundo?

Que Mudança é esta que está a acontecer no nosso Mundo?

Que Mudança é esta que está a acontecer no nosso Mundo? Já te deste conta que ainda à pouco estávamos no início do ano e o quarto mês do ano já caminha para o fim, e parece que foi ontem mas já passou tanto tempo! O tempo passa e avança sem pedir licença, quem soube aproveitar e tirar partido do tempo aproveitou, outros ainda estão a esfregar os olhos, quando acordarem o ano já mudou e fazem votos que o ano novo que vai  irá ser melhor…!

Será que este mundo em mudança foi sempre assim?

Para saber isso vem comigo para podermos ver o contexto do Mundo!

Um momento em que estava muito parado quase imóvel... e começa a acelerar e "Tudo Ficou Acelerado"!

Um momento em que estava muito parado quase imóvel… e começa a acelerar e “Tudo Ficou Acelerado”com a Internet!

 

Como podes ver na imagem, existe um tempo em que tudo parecia que estava parado, a linha quase não se mexia, um momento que estavam muito paradas quase imóveis… e começa a acelerar e passa para uma animação, uma vida que não tinha antes “Tudo Ficou Acelerado“!

Sabes Porquê?

Por causa da evolução da Tecnologia de Informação e comunicação!

No início do mundo havia poucas pessoas e a tecnologia de informação e comunicação era muito rudimentar e cara. O telefone ficava fixo num lugar e demorava muito para as coisas acontecerem!

O cenário era estável, quase parado e tinha estas características:

  • Lento
  • Previsível
  • Podia-se Controlar
  • Simples

Acontecia uma coisa de cada vez.

Nesta fase foram criadas Instituições com hierarquias poderosas que controlavam o mundo, e nós sentimo-nos seguros porque tudo parecia igual por muito  muito tempo. O individuo submetia-se ao grupo, dava a sua disponibilidade, aprendia as regras do jogo e a sua vida seguia em frente.

 

Depois com mais pessoas no Mundo, com uma tecnologia de informação e comunicação mais poderosa e mais barata. Todas as pessoas a poderem tomar decisões, numa grande velocidade o mundo começou a ficar:

  • Instável
  • Rápido
  • Imprevisível
  • Transparente
  • Fora de Controle
  • Mais Complexa
Individuo Poderoso ligado na rede de internet que se liga a tudo e a todos o tempo todo!

Individuo Poderoso ligado na rede de internet que se liga a tudo e a todos o tempo todo neste Mundo em Mudança!

Nesta dinâmica toda, além das instituições surge um novo personagem muito poderoso, “O Individuo“. Individuo este ligado na rede de internet que se liga a tudo e a todos o tempo todo.

  • Mobiliza Pessoas
  • Trabalha
  • Produz Conhecimento
  • Aprende novas competências

Sem precisar das estruturas e da permissão das Instituições hierárquicas e controladoras.

Nós temos que aprender a conviver com este fenómeno, com este novo individuo, mais ligado, mais livre, mais móvel, mais informado e crítico.

O mundo mudou muito, muitos que tiveram sucesso no tempo das instituições estão agora a ter dificuldades para manter os seus negócios, empregos nos dias de hoje.

A mudança é tão grande que os historiadores dizem que está a terminar a Sociedade Industrial e está a começar a Sociedade do Conhecimento, Sociedade em rede do individuo ligado na rede de Internet.

Esta é uma época de transição e nós estamos exactamente no meio dessa transição.

Já reparaste no que está acontecer na Sociedade Industrial, uma boa empresa que funcionava como um relógio Suíço, uma máquina sem vida, isolada do ambiente, aonde o empregado era uma peça da engrenagem. Aonde o futuro era igual ao passado!

Há medida que o ambiente se foi modificando, cada vez mais veloz, com muitas novidades a todas as horas, aonde o imprevisível é uma constante, a empresa tem que se actualizar, aprender, evoluir sempre para não desaparecer.

Já não é o tempo de conservar, mas neste tempo de mudança é o tempo de adaptar-se, aprender e evoluir.

Já não se pode ser um relógio Suíço que se repete eternamente igual, mas sim um sistema vivo, aberto, interactivo, em que se deve aprender e evoluir sem parar.

As pessoas já não podem ser consideradas uma peça de engrenagem que se repetem sem pensar. Têm que ser células vivas, sensíveis, críticas que trocam ideias e sugerem soluções.

Nós sabemos gerir sistemas vivos, sabes porquê?

Porque nós somos um conjunto de sistemas vivos, somos feitos de sistemas

Porque nós somos um conjunto de sistemas vivos, somos feitos de sistemas

 

Porque nós somos um conjunto de sistemas vivos, somos feitos de sistemas:

  • sistema digestivo
  • sistema endócrino
  • sistema ósseo
  • sistema digestivo

SISTEMA 

É um conjunto de elementos que trabalham de forma interdependente com um propósito comum.

É como no nosso corpo. O ponto mais importante para a saúde do nosso corpo é a interdependência.

Veja no seu próprio corpo, os nossos órgãos trabalham de forma interdependente, sempre em busca do equilíbrio do corpo, esse é o propósito.

Se um órgão declara independência isso se chama cancro. O corpo entra em colapso, a integração dos órgãos desaparece, a energia do corpo desaparece, não consegue interagir com o ambiente, nem reagir aos estímulos e como um sistema aberto ele vai sucumbir.

Então se tu queres trabalhar numa empresa de sucesso neste cenário (interdependência) ajuda a funcionar este sistema vivo aberto.

Deve usar o seu discernimento, o seu bom senso e intenção, confie em si mesmo, promova a integração e a interacção aonde estiver. Seja sensível a informações relevantes para aperfeiçoar a teu trabalho na empresa. E o mais importante de tudo, reconheça que a realidade é interdependente e por isso precisa de participação de cada um e de todos para resolver os problemas.

Lembra-te:

A boa gestão da interdependência garante a boa saúde do seu corpo e da sua corporação.

Não deixes que as pessoas confundam – Autonomia – ≠ – independência.

Na Autonomia tu sabes que fazes parte de um todo maior e por isso podes falar pelo todo e ocupar cargos de responsabilidade na hierarquia.


post_middle

Independência – quando tu não reconheces ser parte do todo e olhas só para tua parte colocando todo o sistema em risco de colapso.

 

Independência ou morte ou Morte! Foi o lema do século passado.

Neste século o certo é:

Interdependência ou Morte!

Interdependência

Não somos uma ilha estamos em relação de Interdependência com o este mundo em mudança

 

Veja a evolução das relações na empresa e no mercado

No começo a hierarquia era absoluta, poucos mandavam e todos obedeciam, como crianças obedientes. Não tinham concorrentes mas precisavam de um canal para vender. Depois a empresa cresce, a hierarquia permanece, mas as áreas passam a ter o seu chefe. As crianças ficaram jovens e como jovens andam em tribos, nós versos eles, as áreas competem entre si o tempo todo porque precisam se afirmar como jovens.

 

O mercado concorrente aparece e obriga a empresa a olhar para o consumidor.

Hoje a competição continua, mas vamos ter que conviver com a cooperação para sobreviver neste mundo mais veloz, de mudança e a interdependente fica cada vez mais importante. Temos que amadurecer com o indivíduos e olhar para o nosso interesse pessoal e do todo ao mesmo tempo.

É “Nós”

Junto e misturado, essa é a real. Esse é o futuro com as pessoas mais valorizadas, mais bem informadas e a fazer as melhores escolhas para as suas vidas.

 

Então o que pensas desta Mudança que está a acontecer no nosso Mundo?

 

Será que no final todos nós vamos ficar a ganhar com estas mudanças?

É um momento de transformação e de alguma indefinição, como um copo de água turva, cheio de sedimentos, onde é quase impossível ver, que é água! É preciso ter um pouco de paciência para que todos os sedimentos se depositem no fundo do copo para poder-mos desfrutar e beber a água cristalina.

 

Enquanto isso existem grupos de pessoas que já se estão a posicionar e a criar condições para que possam viver de forma abundante aproveitando este grande desenvolvimento da tecnologia de informação e conhecimento que é a internet, podem assim fazer os seus negócios desde casa para todo o mundo. Claro que têm de estar disponíveis para aprender novas competências e estar preparados para este mundo em mudança, porque hoje uma técnica, um método funciona muito bem mas amanhã já pode não funcionar.

 

Para dar resposta a esta grande mudança e evolução das tecnologias de informação e comunicação foi criado o grupo Tribo, em que Rui Gabriel o criador e mentor põe à minha disposição um método, um sistema, que é o S.M.T. ( Sistema de Marketing da Tribo) e uma fonte de conhecimento que é a Universidade da Tribo que estará em breve totalmente operacional, aonde eu ou Tu se assim desejares poderes aprender novas competências neste mundo em grande mudança em que é necessário estar em constante aprendizagem porque é a evolução deste novos tempos e se não cuidares da tua aprendizagem rapidamente ficas desactualizado!

 

Penso que não isso que desejas que aconteça?

Se desejas saber mais sobre a Tribo clica no link,

 

Tribo - Desenvolvendo Pessoas 1

e se precisares de mais informações pergunta-me tenho todo gosto em te responder.

 

Desde já quero-te agradecer de teres chegado até aqui, se gostaste deste artigo faz gosto, se que queres deixar o teu comentário, comenta terei todo gosto em te responder e podes levar mais longe esta mensagem de valor com outras pessoas ao compartilhares este artigo “Que Mudança é esta que está a acontecer no nosso Mundo?”, desde já te agradeço com um muito obrigado!

 

Que Mudança é esta que está a acontecer no nosso Mundo?

 

Muito Amor e Sucesso para Você

 

Edmundo Isidro

 

 

Subscreve a Minha Newsletter

Receba Toda a Minha Informação, Dicas, Ferramentas, Formação, Bónus no Seu Email