7 Lições de Vida POSITIVAS que Aprendi com Jim Rohn

😊).

Para além disto, um bom mentor pode inspirar-te a agir e a ir bem mais longe.

Uma vantagem, nos dias de hoje, é que, podemos encontrar essa inspiração em vários livros, vídeos ou áudios.

No entanto, se necessitares que alguém te ensine todo o processo e te aponte o caminho certo, então, terás mesmo que contratar um mentor. Caso contrário, vais passar anos (ou mesmo a vida toda) a tentar descobrir algo que alguém facilmente te pode apontar o caminho.

Mas afinal, quem foi Jim Rohn?

Este senhor foi, nem mais, nem menos, que um dos maiores e melhores filósofos da área do empreendedorismo dos EUA. Para além disso, foi igualmente um dos maiores defensores do modelo de Network Marketing.

Aprender com ele é uma verdadeira dádiva e muito gratificante, independentemente do teu objectivo ou do que queiras fazer.

Neste artigo, vou deixar-te as 7 grandes lições de vida que aprendi com Jim Rohn e que me permitiram levar a minha vida a outro nível – e tenho certeza de tudo isto também te pode ajudar a ti.

  • Nunca deixes de estudar/ de aprender

  • “A educação do sistema educativo, fará com que vivas; a autoeducação poderá fazer com que faças uma fortuna” – Jim Rohn

    Então, qual delas preferes?

    Sempre que paras de aprender, cais numa piscina de mediocridade. Começas a perder competências e entras num looping que te leva até ao fundo da piscina.

    Por exemplo, não foi o meu curso superior ou o MBA que me trouxe até aqui, mas sim o facto de estar constantemente a aprender novas competências, de colocar em prática, aprender com os erros, fazer de novo e aprender novas formas de fazer e de evoluir…

    Não quero de todo que me entendas mal, pois não há problema algum em ter uma educação formal. Eu própria tenho (como já leste no paragrafo anterior), mas não é o grau académico que vai fazer com que descubras novos mundos e faças aquela fortuna que sempre ambicionaste e que te iria permitir colocar os teus filhos em escolas melhores, cuidares da tua família, viajar pelo mundo, ter aquele carro e casa que sempre sonhaste… etc.

    Fiz-me entender? O que aprendi com Jim Rohn é que não importa onde estamos, neste momento, mas onde queremos chegar.

    Então, se quiseres seguir em frente neste mundo em rápida evolução, faz cursos de autodesenvolvimento, lê livros motivacionais, contrata um coach ou um mentor, aprende algumas habilidades essenciais para conseguires trabalhar com a Internet e começa a pensar como um empreendedor (mesmo que ainda não tenhas o teu próprio negócio).

    A aprendizagem é o oxigénio para o teu sucesso!

  • Pára de procrastinar

  • “O que é fácil de fazer, também é fácil não fazer” – Jim Rohn

    Um dia, quando trabalhava na Indústria Financeira, um diretor meu disse exatamente esta frase num dos briefings matinais e quando voltei a ver esta frase escrita num dos livros de Jim Rohn, lembrei-me imediatamente do sentido da mesma.

    Por vezes, deixamo-nos levar pelo medo do desconhecido para adiar uma ou mais tarefas. Adiamos até poder, não é verdade?!

    Quando trabalhamos para outros, estamos mais condicionados, porque quer queiramos, quer não, temos de cumprir ordens e, como tal, não há muita margem de manobra para procrastinarmos interminavelmente.

    No entanto, quando trabalhamos por conta própria e sozinhos, a procrastinação pode levar-nos à banca rota num ápice e o nosso sonho pode até nem chegar a levantar voo.

    Mas isto não quer dizer que tenhas que fazer tudo ao mesmo tempo. Quando fizeres a tua lista de tarefas, escolhe aquela que é mais produtiva e faz uma coisa de cada vez. Caso contrário, poderás te sentir sobrecarregado.

    Por exemplo, quando aprendeste a andar, não aprendeste apenas porque ficaste a olhar para os outros… observaste, imitaste e aprendeste… e este é o mesmo processo que tens de seguir e fazer quando começas algo de novo.

    É fácil dizer que sou muito velho ou muito novo para começar um negócio. É fácil dizer que não tenho tempo para praticar desporto.

    Lembra-te: “o que é fácil de fazer também é fácil de não fazer”.

    Por isso, pára de procrastinar! Dá o teu primeiro passo … depois o segundo … o terceiro … e depois continua…

  • Mente sã em corpo são

  • “Toma conta do teu corpo. É o único lugar onde podes viver” – Jim Rohn

    Jim Rohn também era um sério defensor desta frase.

    Em todos os seus seminários e conferências, fazia questão de mencionar que para aproveitar a vida e o sucesso, todos nós temos que nos sentir bem no nosso corpo e, como tal, devemos fazer de tudo para estarmos em forma.

    E não é só ele que defende esta frase. Esta é uma famosa frase latina que tem originado muitos seguidores.

    Este ditado popular da época romana está a ganhar cada vez mais força e sentido do que nunca. Novas pesquisas abordaram estas questões concluindo que a duração e a intensidade da actividade física podem, e muito, melhorar a nossa agilidade cognitiva.

    E eu falo por mim. Desde que me “obriguei” (sim, porque no inicio custa um pouco a ganhar o hábito… 😉) a fazer exercício físico 3 a 5 vezes, por semana, a minha criatividade ganhou um despertar.

  • Trabalha a tua Mente

  • “Trabalha primeiro em ti e depois no teu negócio” – Jim Rohn

    Inicialmente, devo confessar-te, que esta afirmação era um pouco confusa para mim.

    Mas depois de comecei a trabalhar a minha filosofia, a minha visão, o meu porquê, tudo começou a fazer sentido e a estrada que tinha que caminhar ficou bem mais nítida.

    A partir daí foi muito mais fácil desenhar um plano e saber quais as competências que tinha que desenvolver, para começar a fazer as pequenas mudanças pessoais que iam dar origem a grandes mudanças profissionais.

    A minha visão do mundo e a minha atitude foi determinante na minha carreira, bem como na minha vida. Nunca nenhum programa escolar tinha-me ensinado estas competências. Foi só quando comecei a dar importância ao mundo do desenvolvimento pessoal, que todo este caminho se abriu.

    Assim, o melhor conselho que te posso dar, é exatamente igual ao caminho que fiz:
    – Lê livros, ouve áudios, assiste a palestras, presencialmente ou mesmo online, inscreve-te em formações e, por favor, arranja um coach e um mentor.

  • Expressa os teus sentimentos

  • “A comunicação eficaz, corresponde apenas a 20% do que sabemos e 80% do que sentimos que sabemos” – Jim Rohn

    Esta é a mais pura verdade. Mesmo que não te consideres um bom palestrante, se falares com entusiasmo, se partilhares a tua visão, que é no meu entender o mais profundo dos sentimentos, irás conquistar o teu público.

    Lembras-te do discurso de Martin Luther King?… “Eu tenho um sonho! Eu tenho um sonho que meus quatro filhos um dia viverão numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo do seu caráter” – É isto!

    Não foram só as palavras que ele proferiu que fez dele um excelente comunicador e, por consequência, um líder…, mas sim, a expressão dos seus sentimentos e da sua visão.

    Portanto, expressa os teus sentimentos e terás sempre pessoas a querer-te ouvir.

  • Cria os hábitos necessários

  • “A motivação ajuda-te a começar. O hábito faz com que continues em frente” – Jim Rohn

    O sucesso é feito de uma seleção de bons hábitos, efetuados diariamente.
    E é a ação diária que é o segredo do sucesso!

    Um bom hábito que aprendi com Jim Rohn é começar o meu dia de trabalho sempre com a tarefa mais difícil daquele dia. Assim que a termino, sinto que o dia já foi produtivo… e, possivelmente, o dia ainda vai a meio… e tudo fica mais fácil.

    Então, cria hábitos que possam melhorar a tua vida. Faz uma lista de tarefas ou dedica meia hora, por dia (de preferência logo pela manhã) para te concentrares nos pensamentos ou praticar um pouco de desporto (pelo menos, 3 vezes por semana).

    DICA: Começa com apenas um hábito de cada vez e, quando o dominares, passa ao seguinte e segue em frente.

    Agora que acabaste de ler algumas das lições de vida de Jim Rohn, que podem melhorar drasticamente a tua vida, a coisa mais importante a fazer agora é AGIR.

    Se aprender é o oxigênio do teu sucesso, agir é a corrente sanguínea!

    E agora, vamos ao trabalho: pára de inventar desculpas, aprende novas competências e habilidades, cria e treina um novo hábito… e, quando deres por isso, estás no caminho certo para o teu sucesso.

    Estou aqui para te ajudar!

    Fala comigo no messenger.
    Vou adorar saber o que fazer e o que te falta para dares aquele passo em frente e elevares o teu negócio e a tua vida até ao próximo nível.

    Se gostaste deste artigo tenho a certeza que também vais gostar destes:

     

    Subscreve Para Receberes Conteúdos Fantásticos no Teu Email

    O conteúdo 7 Lições de Vida POSITIVAS que Aprendi com Jim Rohn aparece primeiro em Monica N Vicente.