5 Formas de ajudar os bebés a falar antes de saberem falar, através do Programa Baby Signs®!

A capacidade de fazer gestos é inato no ser humano e todos os que já viram um bebé a fazer “Adeus” sabe disso!

O que a maioria ainda não sabe, pelo menos por agora e aqui por Portugal, é que os bebés conseguem aprender gestos para aumentar a sua capacidade de comunicar antes de conseguirem falar, e depois para a fala é um saltinho! 

Exemplos como o Rafael que aos 10 meses tinha cerca de 7 gestos para comunicar (Ver Vídeo: https://vimeo.com/112537343) e aos 12 meses tinha 30 gestos no seu vocabulário, como a Maria Inês que “diz” amo-te aos pais aos 11 meses, fazem as delícias dos pais! Cada bebé tem os seus interesses e ritmos, pelo que estes números variam de bebé para bebé, bem como os seus gestos.

 

Existem várias formas para os pais e profissionais ajudarem os bebés a usarem o Programa Baby Signs! Aqui estão apontadas pelo menos 5 dessas formas:

 

1 – Através de workshop para pais

Neste workshop de cerca de 1h30, os pais aprendem a metodologia e 16 gestos para começarem o seu programa em casa! Depois são incluídos no grupo secreto do Facebook onde há partilha de histórias, vídeos e mantém assim o seu entusiasmo pelo Programa mais fofinho de sempre!

Um casal no workshop para pais em Coimbra a treinarem a aprendizagem dos gestos! Siga a página Baby Signs Portugal para saber mais sobre workshops!

Artigo relacionado: Aos 12 meses o meu filho fazia cerca de 31 gestos e dizia duas palavras

 

2 – Através de aulas papás e bebés

Estas aulas super divertidas, feitas para os bebés aprenderem 6 gestos de cada vez, inclui canções, livros e atividades que estimulam o seu desenvolvimento! Os pais aprendem dicas úteis de brincadeiras que ajudam a estimular o desenvolvimento dos seus bebés.

Aula papás e bebés em Alenquer! Siga todas as novidades em Baby Signs Portugal!

3 – Workshop para educadores de infância e outros profissionais de 1ª Infância

Este workshop dirigido ao contexto de creche, tem a duração de 3 horas, inclui a aprendizagem de 32 gestos e toda a metodologia para que os profissionais tenham todo o sucesso junto aos grupos de bebés com quem trabalham. Os profissionais que nele participam vão a “correr” de entusiasmo experimentar com os seus grupos de bebés.

 

Workshop para profissionais de 1ª Infância em Benedita! Nesta foto, as profissionais estavam a treinar os gestos através de uma canção!

Artigo relacionado: Dentadas na creche?

 

4 – Certificação de Creches

Esta é a formação para toda a equipa da creche, para que estejam todos alinhados com a metodologia e consigam fazer maravilhas com os grupos! Esta formação pode ser realizada com o mínimo de 3 horas, havendo mais etapas de acompanhamento disponíveis. Com esta formação, a creche fica apta a implementar o Programa Baby Signs no seu dia a dia e ter todos os benefícios!

Foto do grupo da Creche O Ninho em Alcobaça! Para certificar a sua creche envie um email para info@babysignsportugal.com

Artigo relacionado: 5 passos para certificar uma creche no Programa Baby Signs!

 

5 – Curso de Instrutores

Todos os que queiram espalhar o amor pelo Programa Baby Signs junto à sua comunidade e realizar todas as formações acimas indicadas pode tornar-se num Instrutor Certificado Independente através deste curso (mais informações aqui: http://www.cukuru.pt/fittsl/). Esta formação inclui materiais como o Urso Beebo que faz as delícias junto aos mais novos!

 

Instrutoras Certificadas Vanessa Sales e Cristina Rodrigues e também elementos da equipa de suporte do Programa Baby Signs Portugal!

 

 

O Programa Baby Signs® encontra-se em forte expansão em Portugal e brevemente teremos muitos mais bebés mais tranquilos, confiantes e felizes! E será natural qualquer pai ou profissional dizer, como já se diz noutros países, “sim, eles usam o Baby Signs!”

 

Siga todas as novidades na página do Facebook Baby Signs Portugal!

 

Um dia Feliz,
Sabla D’Oliveira