Benefícios do Programa Baby Signs® em crianças com Necessidades Educativas Especiais

Os benefícios do Programa Baby Signs® já são bem conhecidos junto de bebés e crianças com o desenvolvimento neurotípico. Neste artigo destacam-se os benefícios que este programa traz a crianças que apresentam algum tipo de atraso no desenvolvimento, em particular na linguagem.

 

Acontece com muitos bebés, por exemplo, com Trissomia 21, começarem a falar um pouco mais tarde do que a média das crianças, e, nestes casos, poderão usufruir do Programa Baby Signs® para conseguirem ver as suas necessidades atendidas, diminuindo em grande parte, as frustrações que possam sentir por não conseguirem ainda falar sobre o que precisam, querem ou sentem, tanto em casa, como na escola.

 

O facto de usarem os gestos Baby Signs e toda a metodologia do programa, será uma mais valia no seu desenvolvimento, pois vai ajudar a que a linguagem surja também mais cedo e mais rica a nível de vocabulário.

 

Artigo relacionado: 11 Benefícios que pais e profissionais adoram no Programa Baby Signs®

 

As crianças com necessidades especiais, que beneficiam do Programa Baby Signs® são os casos em que ainda não haja a capacidade física para falar, e não situações em que a criança escolha não falar, apesar de ter essa capacidade. Para estes casos há outras terapias que podem ter um impacto maior e mais eficaz.

Segundo as fundadoras do Programa Baby Signs®, as Dras Linda Acredolo e Susan Goodwyn, referem que no caso das Perturbações do Espectro do Autismo, há relatos de famílias que usaram o Programa Baby Signs®, muito antes de saberem que a sua criança teria este diagnóstico. E nestes casos, o registo é de que esta foi uma situação facilitadora na comunicação com a sua criança e uma forma de estimularem a relação muito antes de obterem o diagnóstico.

 

As fundadoras referem ainda um especial benefício no uso do Programa Baby Signs® na situação da Perturbação do Espectro do Autismo: o uso do programa Baby Signs® para a aprendizagem do uso do bacio – o treino para o wc!

Existe um programa especialmente concebido para o “desfralde” com a aprendizagem de 5 gestos dentro do tema, canções e atividades divertidas, para que esta aprendizagem seja feita de forma suave e fácil. E uma vez que esta situação pode ser uma questão mais difícil de ultrapassar, o Programa Baby Signs® torna-se facilitador deste processo. Este programa do bacio estará brevemente disponível em português.

 

Na minha opinião e experiência, recomendo o Programa Son Rise para se trabalhar todas as áreas de intervenção com uma criança dentro do Espectro do Autismo. E vejo o Programa Baby Signs®, em particular neste diagnóstico, como um trabalho complementar , como foi referido no caso da transição para o bacio.

 

Deixe a sua opinião nos comentários em baixo!!

 

Um dia Feliz,

Sabla D’Oliveira